quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projeto: Galera na Atividade

Projeto voltado para os alunos do Instituto Federal do Paraná com o objetivo de lutar contra o crescente sedentarismo na adolescência, incentivando a qualidade de vida para a prevenção de doenças futuras.






O sedentarismo na adolescência esta crescendo a cada dia, devido as tecnologias que atraem os jovens e também a falta de tempo. Atualmete conciliar as atividades escolares com atividades físicas é bem complicado.
Assim o projeto Galera na Atividade foi desenvolvido baseando-se no estilo de vida adolescente atual e suas necessidades. Foi considerado, portanto, o tipo de atividade física desenvolvida, como isso poderia se tornar atrativo ao jovem, além do tempo e lugar em que que poderia ser realizado.

GALERA NA ATIVIDADE



O Galera na Atividade consiste no incentivo aos jovens da pratica de exercícios ou atividades físicas, estes exercícios seriam realizados diariamente, no próprio pátio do colégio em horário escolar, instruidos pelos professores de educação fisica realizados no intervalo ou antes da primeira aula. O programa também deve possuir uma extensão na prática de esportes e atividades que não são comumente encontrado nas grades curriculares, como skate, roller, dança de rua ou salão e etc. Nesta extensão, instrutores voluntarios poderiams er responsáveis pela aula, auxiliado por professores da instituição.
Também poderá ser destinada uma semanapelo menos a cada ano, totalmente dedicada a palestras e a gincanas e competições desportivas.

O incentivo inicial da pratica diária, poderá ser feito através de uma lista de chamada, e pontos extras na avaliação das disciplinas. Nessas atividades seria interessante a participação de todos os funcionários do colégio, inclusive os professores. Assim a pratica da atividade física se tornaria um momento de descontração.

A finalidade principal deste projeto, é fazer com que os alunos entendam a importância da pratica de exercícios físicos para uma boa qualidade de vida, e também possam identificar o sedentarismo como um grande mal que deve ser evitado. Se esses alunos entenderem e praticarem o que lhes foi proposto, estaremos formando adultos conscientes e saudáveis, e ainda, posteriormente, idosos com maior expectativa e qualidade de vida.

O ponto forte do programa é o ensino da saúde.

Agente tá ai na atividade e você ??

Nenhum comentário: