sábado, 2 de maio de 2009

Agita Brasil: Exemplo de Promoção da Saude em nivel Nacional

Artigo
Rev. Saúde Pública vol.36 no.2 São Paulo Apr. 2002
Programa Nacional de Promoção da Atividade Física "Agita Brasil":
Atividade física e sua contribuição para a qualidade de vida
Physical activity and life quality contribution in order to obtain a better healthly lifestyle
Projeto Promoção da Saúde
Secretaria de Políticas de Saúde/MS*



O Programa Nacional de Atividade Fisica é um programa de promovido pelo Ministerio da Saude, que foi idealizado devido a necessidade de um programa de governo que incentivasse a pratica de exercicios fisicos, para barrar o aumento do grande número de obitos relacionado a irregulares estilos de vida, baseados no sedentarismo, e adotados pela maioria dos brasileiros. O chamado "Agita Brasil" tem por objetivo estimular a população a adotar estilos de vida saudáveis e incentivar o desnvolvimento da atividade fisica no pais.
É importante, pois chama a atenção para a importância de se praticar exercicios fisicos como fator predominante de proteção a saúde. O programa sugere a pratica diária de 30 min, de intensidade moderada, como estratégia para redução de risco de doença crônica não transmissível e para a qualidade de vida. O programa, contará com a ajuda das unidades de saude e os orgãos relacionados ao esporte de cada municipio para que o projeto possa ser estendido a toda população e, em especial, aqueles segmentos expostos a risco de doenças cronicas não transmissiveis. O objetivo final seria o desnvolvimento de estudo e metodologia baseado nos resultados do programa.
O Ministério espera reduzir o numero de óbitos e incluir cada vez mais pessoas a pratica de atividades fisicas.
O "Agita Brasil" é de aplicabilidade fácil, de baixo custo e garante proporcionar alto beneficio na promoção da saúde.
Este projeto que teve origem em São Paulo, teve sucesso sendo adaptado a todos os estados brasileiros. A ideia foi tão boa, que alguns paises também aderiram.

Nenhum comentário: