sábado, 2 de maio de 2009

Atividade Fisica na Promoção da Saúde

Artigo Publlicado na Revista Brasileira de Educação Física Esp., São Paulo, v.20, p.135-37, set. 2006. Suplemento n.5.

XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa

Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento
Sandra Mahecha MATSUDO
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, Brasil

Os cientistas enfatizam cada vez mais a necessidade que a atividade física seja parte fundamental dos programas mundiais de promoção de saúde. Por isso, não se pode pensar em ter uma velhice bem sucedida, sem que além das medidas gerais de saúde se inclua a atividade física.

A atividade física esta bastante relacionada com a longevidade, as evidencias sugerem que o individuo com altos níveis de atividade e aptidão física, optando por um estilo de vida ativo, experimente menor risco de doença cardiovascular e viva mais. Segundo alguns cálculos a mudança para um estilo de vida ativa correspondeu a um ganho médio de 1,5 anos. Isso sugere uma associação inversa entre atividade física e mortalidade.
Os resultados das análises têm indicado o dobro de risco de doenças cardiovasculares em indivíduos inativos quando comparados com os ativos. E que um programa de exercícios com peso durante o processo de envelhecimento tem efeitos benéficos importantes na massa e na força muscular, e também no controle de doenças crônicas não transmissíveis.
Assim a atividade física e em especial um estilo de vida ativa regular podem diminuir a velocidade de declínio da mobilidade independente da presença de doença crônica.

As pesquisas científicas também mostram o efeito positivo da atividade física na auto-estima, depressão, ansiedade, insônia e na socialização. Mais recentemente os estudos evidenciam efeitos benéficos no processo cognitivo (memória, aprendizagem, atenção) e associação entre a atividade física e menor risco de demência e doença de Alzheimer.

Considerando as novas propostas internacionais de atividade física como forma de promover saúde na população, surgiu o Programa Agita São Paulo que incentiva a pratica regular de atividade física. Objetivando a promoção da saúde em beneficio da população.

Nenhum comentário: