sábado, 2 de maio de 2009

Principios da Fisiologia do Esforço e o Principio da Individualidade Biológica

Princípios

Devido ao avanço tecnológico, o Treinamento Desportivo evoluiu sobre bases científicas, dando origem aos Princípios Científicos do Treinamento Desportivo: individualidade biológica, adaptação, sobrecarga, continuidade, relação intensidade x volume e especificidade.

Hoje em dia, a medicina apóia a importância da atividade física como parte do tratamento para indivíduos diabéticos, cardiopatas, hipertensos, no combate a osteoporose, o que não acontecia antes. Há alguns anos atrás, pacientes cardiopatas eram proibidos de exercer qualquer atividade física. Isso se deve a atual existência de exercícios específicos voltados a esses pacientes que auxiliam os tratamentos.

A Individualidade Biológica

O primeiro passo é encarar cada pessoa como um ser isolado, sendo essa a base para o que chamamos de princípio da individualidade biológica, isto é, entender cada pessoa como um ser com características próprias, objetivos únicos, limitações e motivações.

Um indivíduo é o resultado da soma do GENÓTIPO (bagagem genética transmitida ao indivíduo - biótipo, composição corporal provável, força máxima possível) + FENÓTIPO (Expressão dos genes determinada pela herança genética - nível de desenvolvimento muscular, nível do consumo de O2, força máxima). Cada individuo, portanto, é diferente, sendo irreal esperar que pessoas diferentes estejam no mesmo “estado" de treinamento e ao mesmo tempo. Por isso, respeitando este principio são realizados testes específicos que objetivam traçar o perfil da pessoa.

Benefícios

Os benefícios gerados da aplicação dos princípios fisiológicos estão relacionados a uma otimização da pratica da atividade física, e a manifestação rápida e eficiente dos resultados, através do desenvolvimento de programas de exercícios especificados respeitando os limites e as qualidades de cada um.
O principio associado a uma atividade física

Como vimos, o principio da individualidade pode e deve ser associado a qualquer atividade física. Porém, aqui mostraremos um exemplo de uma atividade física que enfatiza este principio, é o chamado Treinamento Funcional, o qual resgata através de um programa de treinamento individualizado e específico, a capacidade funcional da pessoa, independente do seu nível de condição física e das atividades que desenvolva.

Conclusão

Os princípios se completam e se relacionam, e determinam a eficácia de uma determinada atividade física a um determinado individuo o primeiro passo então é respeitar a sua individualidade e depois tudo vai depender de como a atividade física será realizada

Nenhum comentário: