sábado, 2 de maio de 2009

Doenças Crônicas Degenerativas e a Atividade Física


A relação entre atividade física e saúde não é recente tendo sido mencionada em antigos textos da China, da Índia, da Grécia e da Roma.No entanto,somente nas três ultimas décadas foi possível confirmar o baixo nível de atividade física representa importante fator de risco no desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis como: diabete melittus, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoporose e alguns tipos de câncer, como de mama e cólon.

Os fatores de maior risco que estão relacionados ao desenvolvimento dessas doenças são o tabagismo, a alimentação inadequada e o sedentarismo. Portanto, é necessário adotar um estilo de vida ativo, que ajude a diminuir ou controlar esses riscos.

Nos últimos 30 anos houve um grande aumento na incidência de doenças crônicas. Do mesmo modo, nunca se gastou tanto com doentes crônicos. Isso se deve, segundo o pesquisador, tanto à diminuição de exercícios quanto ao aumento de um mau estilo de vida.
São muitas as benesses causadas a partir da adoção de exercícios físicos. Reduz a gordura corporal, aumenta a sensibilidade à insulina, melhora a hipertensão, reduz a citosina, reduz o estresse e a depressão. Por outro lado, o sedentarismo é responsável pela diminuição da massa muscular, do gasto calórico diário e causa a obesidade, entre outros problemas.

No Brasil, as doenças cronicas degenerativas são responsáveis pro grande parte das mortes. O diabetes mellitus, por exemplo, responde por cerca de 25 mil óbitos anuais, sendo classificado como a sexta causa de morte no Brasil. O diabetes e a hipertensão arterial, associados, aumentam consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, que representam a primeira causa de óbito no País e são responsáveis por eleva das taxas de internação hospitalar e incapacitação física.

Para que esses índices diminuíam é importante ressaltar que os benefícios para a saúde podem ser conseguidos com uma alimentação saudável e balanceada aliada a níveis moderados de atividade física: 30 minutos diários, na maioria dos dias
da semana. Esse nível de atividade pode ser alcançado com movimentos corporais da vida diária, comocaminhar para o trabalho, subir escadas e dançar, bem como atividades de lazer e esportes recreativos.

Mais recentemente, tem-se demonstrado uma importante relação entre a intensidade de exercícios físicos e a resposta imunológica. Realmente a pratica de exercícios aumenta a qualidade de vida e nos proporciona saúde. No mundo moderno em que vivemos, cheio de situações diárias estressantes, somado a uma baixa qualidade de vida nos expõem a estes riscos. Assim, se houver o equilibrio entre trabalho e atividade física e o minimo de preocupação com a saúde, tornando os nossos hábitos saudáveis estes riscos podem ficar ser afastados.

Em relação à prescrição de exercícios físicos, é recomendado sempre as atividades físicas leves ou moderadas, atentando para a capacidade de cada indivíduo.

Nenhum comentário: