quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pirâmide das Atividades

Pensando em organizar uma rotina de atividades físicas, relacionando a quantidade e frequência que devem ser praticadas, estudiosos da Universidade de Missouri, dos EUA desenvolveu uma pirâmide para ajudar pessoas de 18 a 64 anos se exercitarem com regularidade. E baseado nesta pirâmide discutiremos como as atividades físicas podem ser incorporadas ao nosso dia-a-dia sem atrapalhar a rotina de cada individuo.


"Ahhhh não tenho tempo!!!"

Esse é o discurso mais manjado que existe sempre usado pelos sedentários de plantão quando questionados sobre a pratica de atividades físicas.
Quando pensamos em atividade física logo a associamos as academias, onde é necessária uma dedicação de tempo maior. Porém o que nós todos ignoramos que as atividades fisicas podem ser feitas fora das academias e de forma que não atrapalhe nossa rotina.
Na pirâmide podemos perceber que a maior parte do tempo, que compreende a base, é composta das ativdades comuns ao nosso dia-a-dia, é recomendado a pratica frequente no maior tempo possível.Os exercícios aeróbicos e de flexibilidade e força, são recomendados em frequências menores devido a dificuldade e maior esforço que devem ser aplicados. No topo da pirâmide, temos a inatividade que deve ser evitada, representando a menor frequência.
É interessante perceber como a o topo e a base se distinguem mas ao mesmo tempo se aproximam. Pois é possível notar que se existe uam inciativa de mudança de hábitos diários, o individuo pode sair da inatividade e do sedentarismo simplesmente incorporando na sua rotina, atividades comuns, simples de serem realizadas.

Minha Pirâmide

Minha pirâmide tem apenas dois níveis, inatividade e atividades diárias, sendo que a segunda compõe a base representando pratica frequente. Porém, não há uma disparidade muito acentuada entre esses dois níveis, meu tempo de inatividade é bastante expressivo. Sinto que a mudança para hábitos mais saudáveis não é tão complicada assim, com organização é possível inserir atividades físicas a rotina e se livrar da do sedentarismo.

Nenhum comentário: