quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Oscar Pistorius : Ciencia e Tecnologia a favor do Esporte

O sul-africano Oscar Pistorius, que tentou participar de Jogos Olímpicos, conseguiu sua primeira medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, ao vencer a final dos 100 m rasos da categoria T44 (amputação única abaixo do joelho). Com tempo de 11s17, Pistorius obteve assim a primeira das três medalhas de ouro (100 m, 200 m e 400 m, sua especialidade) que busca na Paraolimpíada.

"Confio em conseguir outros dois ouros e não me esqueço de Londres 2012. Estou treinando há três anos e continuarei assim", disse. O sul-africano ganhou notoriedade ao ganhar o direito de lutar por uma vaga olímpica após decisão favorável do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Antes, a sua participação estava vetada, porque suas próteses de fibra de carbono, conhecidas como Cheetah Flex-Foot, supostamente dariam a ele uma vantagem competitiva diante de atletas sem deficiência. Apesar de ter obtido o direito de competir nos Jogos Olímpicos, Pistorius não obteve o índice necessário para participar do evento e tampouco foi convocado pela África do Sul para integrar o revezamento do país na disputa do 4 x 400 m.

FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: