segunda-feira, 5 de maio de 2008

Blog Educativo : Uma Tentativa de Cooperação


Alem de servir como uma ferramenta para expor ideias e opiniões pessoais ou de um certo grupo e usado até mesmo como diário pessoal, os blogs, em uma renovação e/ou modernização na educação, estão sendo usados como uma ferramenta de estudo, um forma diferente e mais interessante de estender as aulas em casa. Porém essa é uma nova concepção na educação em que deve existir a reciproca cooperação entre alunos e professores.


Os blogs são espaços privilegiados para a organização de aulas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo de alunos e/ou professores .
Varias vantagens são postas ao aluno que se mostram importantes não somente no âmbito escolar, como o desenvolvimento da habilidade de gerenciar informações, transformar informação em conhecimento, e o desenvolvimento de espírito de cooperação.

O uso dos blogs é uma inovadora iniciativa na educação que se usado da maneira saudável e correta pode trazer inúmeras vantagens tanto no aprendizado do aluno, quanto no trabalho do docente. E é importante lembrarmos da importância da cooperação nesse método de ensino, e para existir cooperação deve haver interação, colaboração, objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e coordenadas.

O blog educacional que possibilita aos educandos e educadores publicar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se agentes do conhecimento e formando redes virtuais de aprendizagem.

Nenhum comentário: