quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Refletindo....

Será que eu curti fazer o Blog de Ed.Fisica ?



É... foi legal.


Inicialmente, como iniciativa para quem teve dificuldade, por qualquer motivo, de frequentar as aulas praticas de Ed.Física, creio que o blog foi uma eficiente alternativa não deixando a desejar quanto a aprendizagem dos conceitos da disciplina. Pois, alem de abordar temas atuais quanto a saúde e as atividades físicas em geral, possibilitou uma reflexão quanto as atitudes tomadas em relação a minha qualidade de vida. Essa possibilidade de pesquisa para produção dos textos, geraou conhecimento, opinião e reflexão para tomadas de atitude. Penso que este blog representou uma otimização no ensino de ed. física, quando alem de usar como temática a saúde e qualidade de vida, sensibilizou os alunos a estes fatos.

Talvez, o que eu acho q foi mais positivo, foi esta oportunidade de permitir a produção de conhecimento livre dos estudantes num ambiente digital onde há possibilidade de compartilhamento de informações entre os outros autores dos blogs.

Devo admitir que as vezes me senti prejudicada quanto aos prazos, que sempre coincidiam com semanas de provas, penso que a ideia de prazos bimestrais compromete e desestimula o estudante a produzir um texto de qualidade e de sua própria autoria, apelando assim para copias.
Concluo que foi uma experiência bastante interessante que me proporcionou grande crescimento pessoal.

Comentário: A Ciencia do Viver Bem



Na reportagem: "A Ciência do Viver Bem" encontrada na Revista SUPERINTERESSANTE, edição 222, a autora Mariana Sgarioni aponta 7 hábitos comprovados cientificamente que podem melhorar a saúde física, mental e material, resultando na melhora da qualidade de vida. A seguir os habitos destacados:

1.Ouça musica
2.Prepare-se para envelhecer
3.Tenha fé
4.Ande mais a pé
5.Tenha pelo menos um amigo
6.Coma devagar
7.Desligue a TV

*E não leve tudo isso tão a serio. É necessário flexibilidade para a manutenção da saúde.

Pequenas mudanças de atitude podem resultar num grande beneficio a nossa saúde.É interessante ver como através de hábitos simples e até mesmo agradáveis conseguimos melhorar a nossa qualidade de vida.

Qualidade de vida é estar bem consigo mesmo e com o mundo em que você vive. É ouvir aquela tua musica favorita que te faz ficar muito doido. É não ter medo de ficar velho, mas envelhecer com estilo, curtindo cada fase da vida. É acreditar, sonhar, viver por uma ideologia, é ser e se sentir útil na vida. É andar por ai, fazendo seu caminho, sendo livre. É curtir o gosto de cada centímetro cúbico daquele hamburgão fera. É ter mais o que fazer ,além de ficar estático no sofá só vendo TV ou ligado na net, tendo uma vida superficial. E o mais importante, é estar sempre entre amigos rindo, se divertindo, trocando experiências, enfim, vivendo a vida.

Mas não adianta ficar neurótico, nem todo mundo consegue ser tão certinho todo tempo e seguir todas as recomendações sempre. A iniciativa e o empenho para mudanças de hábito já representam um grande avanço. Depois, há uma eterna busca para manutenção e otimização da qualidade de vida. O que é importante ressaltar é que nenhum desses hábitos combinam com a inatividade ou com o comodismo e o sedentarismo. Viver bem é estar ativo.

Pirâmide das Atividades

Pensando em organizar uma rotina de atividades físicas, relacionando a quantidade e frequência que devem ser praticadas, estudiosos da Universidade de Missouri, dos EUA desenvolveu uma pirâmide para ajudar pessoas de 18 a 64 anos se exercitarem com regularidade. E baseado nesta pirâmide discutiremos como as atividades físicas podem ser incorporadas ao nosso dia-a-dia sem atrapalhar a rotina de cada individuo.


"Ahhhh não tenho tempo!!!"

Esse é o discurso mais manjado que existe sempre usado pelos sedentários de plantão quando questionados sobre a pratica de atividades físicas.
Quando pensamos em atividade física logo a associamos as academias, onde é necessária uma dedicação de tempo maior. Porém o que nós todos ignoramos que as atividades fisicas podem ser feitas fora das academias e de forma que não atrapalhe nossa rotina.
Na pirâmide podemos perceber que a maior parte do tempo, que compreende a base, é composta das ativdades comuns ao nosso dia-a-dia, é recomendado a pratica frequente no maior tempo possível.Os exercícios aeróbicos e de flexibilidade e força, são recomendados em frequências menores devido a dificuldade e maior esforço que devem ser aplicados. No topo da pirâmide, temos a inatividade que deve ser evitada, representando a menor frequência.
É interessante perceber como a o topo e a base se distinguem mas ao mesmo tempo se aproximam. Pois é possível notar que se existe uam inciativa de mudança de hábitos diários, o individuo pode sair da inatividade e do sedentarismo simplesmente incorporando na sua rotina, atividades comuns, simples de serem realizadas.

Minha Pirâmide

Minha pirâmide tem apenas dois níveis, inatividade e atividades diárias, sendo que a segunda compõe a base representando pratica frequente. Porém, não há uma disparidade muito acentuada entre esses dois níveis, meu tempo de inatividade é bastante expressivo. Sinto que a mudança para hábitos mais saudáveis não é tão complicada assim, com organização é possível inserir atividades físicas a rotina e se livrar da do sedentarismo.