quarta-feira, 4 de junho de 2008

Malefícios da Tecnologia


A tecnologia antigamente vista de uma maneira supérfula, hoje se transformou em uma necessidade básica de todo mundo. A sociedade contemporânea exige rapidez, praticidade, facilidade, e esses são os principais atributos da tecnologia.
O uso dos produtos tecnológicos trouxe inúmeros benefícios a humanidade, como a aprimoração do conhecimento através da disponibilidade de informações na Internet, programas de computadores que facilitam e organizam as antigas forças de trabalho, a mecanização da mão de obra ocasionando a maior precisão e maior produtividade, a facilidade na comunicação, no entretenimento e ate auxiliando pessoas com deficiência a uma maneira de inclusão social.

Com tantos resultados positivos será que existe um lado ruim nessa história ??
Até quando a tecnologia pode ser saudável para humanidade ??
Será que usamos a tecnologia corretamente ??
Ou ainda vivemos a euforia do novo e teremos que aprender com os nossos erros ??

A tecnologia pode sim e tem o seu lado ruim um grande e famoso exemplo é o computador que nos forneceu uma cultura de imediatismo e consolidou o individualismo. As relações humanas foram trocadas por relações virtuais, pessoas preferem conversar via Messenger a ter que conversar pessoalmente com alguém, e até mesmo usam como forma de evasão da vida real se recolhem para uma vida totalmente virtual como é o caso do SecondLife por exemplo. Essas pessoas que mantém uma espécie de vida virtual, isolada de relações humanas e de certa forma reais, estão aptas de se tornarem pessoas com problemas de relacionamento e portanto alheias ou marginais a sociedade, acarretando assim problemas psicológicos.

Outros malefícios podem ser encontrados na parte física da pessoa, os problemas de saúde relacionados ao uso excessivo do computador como a L.E.R, varizes (em caso de ficar muito tempo sentado, problema de circulação sanguínea) , problemas de visão e também o stress.

O fato é que tanto o computador quanto qualquer outra tecnologia foi feita para facilitar a nossa vida, são ferramentas interessantes que podem ser usadas no trabalho e também para diversão. FERRAMENTAS que não podem se tornar o centro da sua vida...