segunda-feira, 5 de maio de 2008

Inovações Tecnologicas: TELEFONE

TRIMMMMMM
alô ??

É muito difícil em pleno século XXI encontrarmos alguém que não tenha um telefone celular, e telefone fixo então, seria uma piada ate mesmo perguntar. Seja somente usado como um meio de comunicação ou somente para o entretenimento, o telefone de uma maneira geral sofreu
uma grandiosa evolução desde a sua criação. E todas essas inovações tecnológicas foram acrescentadas através das décadas, e nesse post faremos uma retrospectiva a esses tempos para percebemos as principais mudanças e inovações, da criação ao celular super moderno e "imprescindível " que conhecemos ...

A criação... mas e o criador ??

O dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci que o chamou teletrofone, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. Sendo ou não Alexander Graham Bell que inventou o telefone, fez a primeira demonstração em 1876 nos EUA e levou todo o crédito.

O Primeiro foi o Orelhão ...

Em 1881 foram inaugurados os telefones de paredes, muito parecidos com os que hoje são
os nossos queridos telefones públicos, vulgo orelhão. Esses telefones de parede eram instalados pela Bell System, a empresa de Alexander Graham Bell que após a demonstração patenteou a invenção.

Agora em casa 1892 - 93 !!!

Uma das demonstração de riqueza para época era ter o seu próprio telefone, um telefone domiciliar, o telefone se tornou um produto individual e então as empresas fabricantes decidiram investir mais nos detalhes, e sofisticação já que o produto era destinado a grupos restritos ( mais ricos ).


O Clássico

Em 1931, um grande passo é dado na e telefonia o modelo clássico de telefone
é criado, o modelo preto,design pratico com fone apoiado no corpo, sem esquecer da parte técnica já que os sons captados passaram a ser filtrados.


A popularização

Com os preços acessíveis e já com uma necessidade de comunicação por meio desses aparelhos, ocorreu a popularização dos telefones.

Enquanto essa popularização ocorria as grandes empresas de telefonia já estavam criando os telefones sem fio, porem ta
mbém já pensando em uma forma de telefonia móvel, o celular.

O celular


Em 1973, a Motorola cria o primeiro celular, Martin Cooper
(gerente Motorola) foi o primeiro a fazer uma ligação de um telefone móvel e é considerado o inventor, porem o aparelho era apenas um prototipo então nem chegou a mão dos consumidores. Mas desenvolvendo essa nova tecnologia, o então celular passou a ser comercializado a partir de 1983 sendo inicialmente (como o telefone fixo) apenas por um grupo restrito.

Telefonia fixa e móvel hoje ...


Atualmente a telefonia fixa e móvel se modernizou bastante, isso se deu através da perfeita interação entre telefonia e Internet. A tecnologia aliada a uma necessidade de comunicação nos proporciona diversos aparelhos de acordo com o estilo e a individualidade de cada um.
Hoje enquanto esperamos por uma ligação importante podemos ouvir varias musicas, acessar a Internet, assistir programas de TV . Tudo isso esta acessível bem na palma de nossas mãos.
Toda essa tecnologia coloca o mundo nas nossas mãos e nos da a possibilidade de fazermos com ele o que quisermos !!!
Mas é engraçado quando se olha para traz e se vê as inúmeras modificações, transformações e inovações que a telefonia
sofreu para ser o que é hoje...
Mas também não da pra não perceber o quão rápido essas ultimas inovações tecnológicas tem ocorrido... Dai vem aquela pergunta clichê... Aonde é que vamos parar ??
Mas acho que a pergunta mais correta seria.... Será que algum dia vamos parar ??

(modelo de celular ultra-fino e flexivivel, alimentado por bateria liquida )

Blog Educativo : Uma Tentativa de Cooperação


Alem de servir como uma ferramenta para expor ideias e opiniões pessoais ou de um certo grupo e usado até mesmo como diário pessoal, os blogs, em uma renovação e/ou modernização na educação, estão sendo usados como uma ferramenta de estudo, um forma diferente e mais interessante de estender as aulas em casa. Porém essa é uma nova concepção na educação em que deve existir a reciproca cooperação entre alunos e professores.


Os blogs são espaços privilegiados para a organização de aulas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo de alunos e/ou professores .
Varias vantagens são postas ao aluno que se mostram importantes não somente no âmbito escolar, como o desenvolvimento da habilidade de gerenciar informações, transformar informação em conhecimento, e o desenvolvimento de espírito de cooperação.

O uso dos blogs é uma inovadora iniciativa na educação que se usado da maneira saudável e correta pode trazer inúmeras vantagens tanto no aprendizado do aluno, quanto no trabalho do docente. E é importante lembrarmos da importância da cooperação nesse método de ensino, e para existir cooperação deve haver interação, colaboração, objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e coordenadas.

O blog educacional que possibilita aos educandos e educadores publicar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se agentes do conhecimento e formando redes virtuais de aprendizagem.